quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Hacker-Pschorr Münchner Kellerbier

Hacker-Pschorr Anno 1417Essa bela garrafa de Lager Kellerbier é fabricada em Munique pela Hacker-Pschorr, pertencente a famosa Paulaner. No rótulo consta o número 1417. Sim, as Kellerbiers são características por serem produzidas da mesma forma desde a Idade Média, não são filtradas nem pasteurizadas - uma relíquia! Como se não bastasse, costumam ter um alto teor de vitaminas devido a presença das leveduras - altamente saudáveis!

Infelizmente o site era complicado e alemão demais para a minha capacidade de compreensão, mas aparentemente é bem interessante, com um monte de coisas sobre Munique... Se alguém quiser se aventurar, fique a vontade! http://www.hacker-pschorr.de/

Enfim, aí vão as nossas impressões:


Vito: Uma cerveja que vem em uma galante garrafa, daquelas com a rolha embutida, muito bonita. No virar do copo, da pra sentir o liquido cobreado fosco revolvendo o fundo do copo gelado e parte dele se tornando numa espuma crescente, que logo assume sua forma final, fina e bem formada. O aroma é de cevada crua! Pra quem nunca cozinhou cerveja, o cheiro que fica em sua cozinha é parecido com o dessa cerveja. O gosto parece seco, tipo, ele não se estende muito na tua boca... Mas da pra distinguir um pouco de caramelo. Amargor bem sútil e pouco saliente, não tenho certeza, mas creio que essa cerveja não tenha lúpulo... Conferirei. Muito massa a ceva!

Nota: 8,5


Gabi: Essa alemã assume uma cor bem viva, alaranjada, e notavelmente fosca - afinal, ela não é filtrada. Seu gosto é complexo, cheio e interessante. Bem, é um gosto caramelado, torrado, e também lembra mel, mas apesar disso não é muito doce. Também é super bem equilibrada no amargor. Só a sua espuma que não é muito persistente - pelo menos o que restou para mim depois de passar pelas mãos do Victorio. E também não lá das mais aromáticas, apenas percebi uns nuances de malte. Enfim, no geral é uma cerveja muito boa!

Nota: 8,5

Tabela periódica interativa das cervejas

Eis que vagando sem rumo pela internet, encontrei uma ferramenta muito interessante - apresento-lhes a tabela periódica das cervejas! Clicando em cima de cada modalidade aparece as principais características, e no próprio "elemento" também tem umas informações bem legais, tipo o % ABV, IBU e SRM. Hum, mas o que significam essas siglas? Ali embaixo eu já explico!


% ABV: é simplesmente a porcentagem de álcool. As de baixo teor alcoólico tem de 0,5 a 2%, as de teor médio tem entre 2 e 4,5%, já são consideradas de alto teor as com ABV acima de 4,5%.
SRM (Standart Reference Method): é uma escala que avalia a cor da cerveja, variando de 2 a 3 para o amarelo-palha até acima de 40 para o preto opaco.
IBU (International Bitter Units): essa é a medida de amargor, podendo apresentar valores de 10 até acima de 60. 

Acessem e divirtam-se! http://www.tabeladacerveja.com.br/ 

domingo, 25 de novembro de 2012

Baltika 8 Premium Lager



Baltika 8 0,5 litre bottle

Baltika é uma reconhecida cerveja russa, originária de São Petersburgo. Está entre as mais consumidas da Rússica, e em termos de volume é a mais consumida da Europa! Atualmente é importada para mais de 70 países, e correspondem a 40% das vendas do mercado russo, estando disponíveis em 98% dos pontos de venda do país. 
Mesmo sendo uma cerveja produzida em grande escala, sua qualidade é notável e mundialmente reconhecida. A Baltika degustada dessa vez foi a 8 Premium Lager, de teor alcóolico 5.2%.


Preço: $$

Gabi: Cheiro de lupulo! Espuma bem cremosa e persistente... Tem um amargo que fica no céu da boca, que é mais forte no inicio. Coloração dourado claro, bem transparente, muito bonita. O sabor é bem cheio, completa a boca... Tem um gosto forte mas não é pesada!
Nota: 8,5

Tião (convidado): Aroma muito bom, inicialmente de lúpulo, mas numa segunda cheirada, cheirinho de pão... Tem um sabor cheio e equilibrado, nada muito ressaltado. Coloração dourada muito bonita, bem transparente. Espuma persistente. É boa, recomendo.
Nota: 8,5

Victorio: A cerveja é bem transparente, numa coloração dourada clara. Aroma fresco de lúpulo com notas de levedura, bem leve. Espuma não muito espessa, mas cremosa... Sabor bem completo mas não muito forte, um pouquinho caramelado. Tem um amargor muito bem encaixado com a cerveja, muito gostoso. Uma cerveja muito boa!
Nota:7,5

domingo, 18 de novembro de 2012

Bohemia Confraria



A Bohemia Confraria foi lançada em 2005, inicialmente como uma edição especial que deu certo. O seu estilo é Abadia, inspirada das receitas dos mosteiros belgas da Idade Média (possui aveia na composição!). Seu teor alcoolico é 6,2%.

Preço: $$

Gabi: Coloração dourada escura, quase alaranjada, bem bonita. Pouquíssima espuma. É amarguinha, mas bem equilibrada, pois o gosto caramelado quebra o amargor. Aroma refrescante, que é levemente frutado e lembra banana. Na verdade eu a definiria como estranha, não tem como definir muito bem... De qualquer forma, é bem bebível.
Nota: 7

Vitz: Aroma de médio corpo, bem refrescante, frutado e adstringente, bem gostoso. Coloração similar a uma Pale Ale, cobre fraco. Tem gosto quase de uma Weiss! Forte na característica de cravo, bem refrescante.
Preço: 7

Local da compra: Bourbon Ipiranga

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

OPA Bier Weizen

A OPA, é uma cerveja de Joinville e, segundo o site deles, a Weizen é: encorpada com maltes de trigo e cevada. Possui sabor e aroma frutados e preserva suas propriedades naturais por não passar pelo processo de filtração. Ideal para acompanhar pratos apimentados como os da culinária mexicana e indiana. Frutos do mar, saladas e salsicha branca. Queijos: Suíço, Edam, Gruyere, Emmental, e Provolone.

Após essa linda e despretensiosa descrição, seguem as nossas impressões!

Gabi: Não é muito aromática pra uma Weiss, o aroma é frutado, mas é fraco. Já a coloração é bonita, é bem opaca e de cor amarelo escuro esbranquiçado. A espuma é pouco persistente. De sabor, tem uma presença forte e lembra banana. O amargor é bem fraco, mas mesmo assim não é das Weiss mais leves, o gosto do malte é bem acentuado e também não é muito doce. Resumindo, é uma boa compra, é gostosa, fácil de encontrar e de preço acessível.
Nota: 7,5

Victorio: Aroma forte de cravo e um pouco frutado. É bem opaca e tem uma cor de palha. O sabor também é forte em cravo. A espuma não é muito persistente mesmo, depois de alguns minutos se mantém com menos de um centímetro. O amargor é bem fraco, mas fica bom com a cerveja, que tem um gostinho mais cheio.
Nota: 7

Preço: $$

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como a cerveja salvou o mundo!

Documentário interessantíssimo revelando a história completa da bebida mais importante do universo!


(para ser assistido com parcimônia e bom humor) 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mais ceva GRÁTIS!

Aí pessoal,
novamente a nossa parceria com o Empório banca 38, do Mercado Público de Porto Alegre traz cerveja grátis pra você. E não é só uma! Dessa vez temos 2 prêmios...

Para o primeiro lugar, uma garrafa de Therezópolis Gold de 600 ml
Para o segundo lugar, uma garrafa de Therezópolis Gold de 355 ml

E vamos fazer um teste dessa vez. Ao invés de sorteio, vamos premiar os que mais ajudarem a divulgar o blog... É o seguinte, quando alguém compartilha através do teu compartilhamento, aparece que essa pessoa compartilhou via você. Vamos ver quem teve mais pessoas compartilhando VIA ela. Os dois que tiverem mais, levam as cevas! Curtiram?
Então, pega o face da sogra, do teu irmão, do cachorro e da namorada e compartilha! Pra ganhar essa vai ser barbada!


E como sempre, para concorrer é só:
1) ser maior de 18 anos;
2) compartilhar a publicação e;
3) se ainda não curtiu, curtir a página no Facebook!

Abraços e dalhe ceva grátis!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Have a nice beer, código promocional...

Aí pessoal, já ouviram falar do Have a nice beer?

Bem, é o seguinte... Tu te inscreve no site deles "http://www.haveanicebeer.com.br/", e a cada mês, tu recebe 2 cervejas diferentes (4 garrafas), dos mais diversos locais do globo!
Lógico que tu tem que pagar a cerveja e o frete, cerveja de graça só aqui mesmo..., mas pelo que eu percebi, sempre mandam uma cervejas legais...
Mas aqui vem a parte da cerveja grátis! Gabi e eu nos cadastramos e recebemos um código promocional "VICVZA", se você se cadastrar usando esse código, nós (você, Gabi e eu) ganhamos uma cerveja extra, de graça, gratuitamente e sem custo adicional! Beleza né?
Então se curtiu a ideia e vai se cadastrar, usa o código!

Código promocional: VICVZA

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Therezópolis Gold




A Therezópolis Gold é uma Lager tipo Pilsener, cuja receita caseira original chegou ao Brasil em 1826 na bagagem do casal de imigrantes dinamarqueses. Em 1912 um o visionário descendente de imigrantes dinamarqueses que povoaram Teresópolis durante o século XIX foi pioneiro ao fundar, a primeira cervejaria (que também foi a primeira indústria) de Teresópolis, município da Região Serrana do Rio de Janeiro. Em homenagem, a cervejaria St. Gallen resgatou a receita e lançou a Therezópolis Gold, cujo teor alcóolico é de 5%.

Preço: $$

Gabi: Cheirinho doce, dourado claro, ela lembra muito uma pilsen (mas não as pilsen xumbrega), só que mais frutada e com um amargor mais ressaltado. Parece espuma de chopp.
Nota: 7

Vitz: Aroma cítrico e pungente, muito agradavel. Muito saborosa e leve, amargor suave. Espuma fina e delicada... Falta um pouco de espuma para o meu gosto. Parece que combinaria bem com amendoim e futebol, bela cerveja! Coloração dourada e transparente
Nota: 8

Convidado Tião: Aroma frutado e suave, sabores leves. Amargor super fraco, quase ausente. A impressão de água de ótima qualidade. *Fez* tsaaaa... Poderia beber litros disso...
Nota:  7

domingo, 4 de novembro de 2012

Paulaner Hefe-Weibbier

Dessa vez, experimentamos a famosa Paulaner Hefe-Weibbier. 5.5% de alcool e, segundo o que me diziam, 100% de satisfação garantida! Vejam nossas impressões... Valeu!



Vitz: Tem a coloração de cobre claro, é bem fosca. Um forte aroma frutado, e dá pra discernir um frutado ácido, tipo banana e maçã. A espuma é bem cremosa, é persistente, mas não muito espessa. É um sabor bem rico, de cara predomina um frutado refrescante, tipo banana, com um pouco e erva, tipo hortelã. No final tem um gosto que parece de nozes, e então dá para sentir um amargor suave bem encaixado na cerveja. Baita ceva!
Nota: 8,5

Gabi: É uma weiss de cor um tanto escura, como que um cobre puxado pro amarelo. A espuma não é espessa, mas depois de vários coles ela permanece ali. O aroma frutado está bem presente, também é refrescante. No paladar, é muito saborosa, tem diferentes gostos predominando em cada momento do gole. No final predomina o gosto bem característico de banana. O amargor não se sobressai, está fielmente inserido dentro das notas e aromas do trigo e malte. Com certeza eu a comprarei de novo e a recomendo sem medo
Nota: 9